sábado, 26 de dezembro de 2015

O APÓSTOLO PAULO, PARTE DOIS

  Nietzsche falou que Paulo era um falsário. Isto não é verdade. Embora eu tenha uma apreciação por este filósofo, é evidente que ele estava equivocado em relação ao Apóstolo.
  Um dos maiores escritores de literatura antiga grega. Ele entendeu Jesus como ninguém jamais entendeu. Basta lê a CARTA AOS ROMANOS E A CARTA AOS GÁLATAS  que dá para compreender como ele é o APÓSTOLO DOS GENTIOS E DA LIVRE GRAÇA SOBERANA E DESIMPEDIDA. A igreja cristã nunca o entendeu até os dias de hoje. A história mostra isto. A igreja é legalista. é farisaica, é manipuladora, é controladora das mentes humanas. É desumana. É maquiada. Prega uma graça que é uma desgraça. As "pentecostais" em especial. As "neo-pentecostais" pregam um deus fisiologista. Uma teologia do fisiologismo, do ganho pessoal. Um deus capitalista. Uma desgraça. Jesus e Paulo não foram compreendidos, salvos um ou outro lampejo do Evangelho em certos indivíduos ao longo da História, não se pode generalizar , é verdade.
   A graça nos transforma. A graça é livre , a graça é libertadora.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...