terça-feira, 20 de outubro de 2015

CABO DE SANTO AGOSTINHO

   Em 1494 foi assinado o TRATADO DE TORDESILHAS entre Portugal e Espanha. Era a época dos "grandes descobrimentos",das grandes navegações. As duas maiores potências da época do mundo europeu disputavam os domínios sobre "terras descobertas e terras a descobrir".
     A Portugal coube a primazia de lançar-se ao mar e contornar o continente africano ainda no final do século XV. As especiarias eram cobiçadas. Elas vinham das Índias e davam grandes lucros quando revendidas na Europa. Pimenta, cravo, canela e outros produtos eram raríssimos e rentáveis. O tratado, portanto, dividia as terras entre espanhóis e portugueses. Eram 370 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde próximo ao litoral africano. Esta linha imaginária dizia que as terras a oeste da linha eram da Espanha e a da parte leste pertencia ao domínio português. O Brasil , portanto, estava garantido para os lusitanos. O rei da França na época protestou e chegou a dizer: "queria ver o testamento de Adão que divide o mundo em duas partes, entre Portugal e Espanha.
     Cabral chegou ao Brasil em 1500? certo. Positivo. Não há dúvidas quanto a isto. Algumas questões porém podem ser levantadas: 1- Teria ele vindo por acaso? 2- Veio alguém antes dele? É o que tentaremos responder posteriormente.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.
     

Um comentário:

  1. Em tudo há um jogo de interesse mesmo em se tratando de investigação, descoberta, desbravamento de terras como o das Grandes Navegações.Será que os ventos sopraram a Nau de Cabral? Se acreditássemos em lenda... Claro que veio alguém antes dele. Porém não teve a "esperteza" ou no Tratado de Tordesilhas havia cláusulas a favor só de Portugal?

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...