sábado, 24 de outubro de 2015

CABO DE SANTO AGOSTINHO, PARTE DOIS

   Será que a viagem de Cabral ao Brasil foi intencional? Hoje em dia a história de que ele teria chegado às terras brasileiras de modo casual não é bem aceita, por vários motivos. Um dos motivos é o Tratado de Tordesilhas assinado em 1494. Já falei sobre ele no artigo passado. Ora, se Portugal não sabia da existência de terras mais a oeste,por que então ele brigou pra que a linha demarcatória fosse mais avançada em direção do Brasil? pelo primeiro tratado a linha que dividia o mundo de então deixaria Portugal sem terras na América.Ademais, havia neste país lusitano experientes cartógrafos e geógrafos. A escola de Sagres, por exemplo, era um grande centro de estudos náuticos.
     Na carta escrita ao rei português,a expressão que se usa para as terras do Brasil é ACHAMENTO, no contexto da época achar pode significar uma palavra que da entender que estou procurando alguma coisa.
     Quanto ao fato de outros indivíduos que vieram para o Brasil antes de Cabral, falarei posteriormente,
       Para pensar,
       prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...