domingo, 30 de agosto de 2015

DOM HELDER CÂMARA ( CONTINUAÇÃO)

   Aos 14 anos de idade, Helder entra no seminário. Era leitor voraz e muito dedicado. Magrinho, recebia visitas da sua mãe vez por outra. Destacou-se nos estudos.
 Ao se formar, na década de 1930, o padre Helder torna-se integralista. O contexto no qual estava vivendo ajudou na sua decisão. Ora, a igreja católica ao longo dos anos sempre esteve ao lado das forças do poder. Ainda no período colonial ela esteve vinculada a metrópole. No império, havia o regime do padroado, onde os bispos eram indicados pelo imperador. Estado e igreja andavam juntos. Ombro a ombro. Com o advento da REPÚBLICA, houve uma separação entre os dois poderes. A República é laica. Começa assim o processo de romanização, ou seja, uma influência maior de ROMA no campo religioso católico brasileiro. Para Helder, somente um poder centralizador podia dirigir o país. O integralismo era um mal menor. Como se sabe, o partido integralista brasileiro era simpático ao fascismo com a sua postura de centralização do poder. e uma autoridade forte. Helder tem papel fundamental no partido, dando palestras, etc. como veremos adiante, ele abandona este pensamento posteriormente.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...