sexta-feira, 10 de julho de 2015

DOSTOIÉVSKI

 Ele é considerado um dos maiores escritores da literatura russa e mundial. Seu nome era Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski.
  Filho de uma pai que era médico e que trabalhava em um hospital pobre de Moscou, foi um gênio da escrita existencialista. Nasceu em Moscou, no ano de 1821.
  Cresceu em um ambiente de doenças, ouvindo os gritos dos moribundos que eram pacientes do seu pai. Aliás, não possuía uma boa relação paterna. Amava porém, sua mãe, que veio a falecer antes do seu pai, quando ele era ainda jovem. 
    O seu pai chamava-se Mikhail. O mesmo nome de do seu irmão, que aliás, faleceu quando Dostoiévski, ainda estava vivo. 
    Após a morte de seu pai, ele sente profunda angústia e dor. Vale salientar que Fiódor desejava frequentemente a morte do pai. Surge o remorso, a dor, a ambiguidade o sofrimento interior de uma alma conflituosa.
     Em 1849, é condenado a morte, cuja sentença é transformada em exílio na Sibéria. Passados 4 anos, depois de conviver com ladrões e prostitutas ele saiu e escreveu um livro baseado nas suas experiências de prisão: "Recordações da casa dos mortos". Viciado em jogos, envolveu-se em dívidas várias vezes , teve que fugir de Moscou. Teve um filho morto. Perdeu mãe. O pai. Sua primeira esposa faleceu confessando que não o amava. Foi um gênio.
       Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...