sábado, 3 de maio de 2014

PÓS - MODERNISMO

  Para compreender o pensamento pós - moderno, é necessário ter uma noção do pensamento moderno.
 A idade moderna tem  seu auge no século XVIII com o iluminismo, todavia, características do modernismo começam com o Renascimento Científico, nos séculos XIV, XV e XVI. Ora, o pensamento renascentista privilegiava o ser humano, a reflexão os valores humanos. Era uma volta ao mundo greco - romano, aos seus valores , ao seu pensamento. Privilegiava Platão e o clássicos. Era o humanismo, ou seja, a glorificação do homem. Isto era uma verdadeira revolução  para a época, pois, o pensamento teocêntrico predominava em todos os setores da atividade humana.
   A ciência também teve uma reviravolta extraordinária. No campo biológico, no campo matemático, etc. O geocentrismo vai aos poucos sendo substituído pelo heliocentrismo. O pensamento de que a Terra ocupava um andar central vai ficando obsoleto. Surge Copérnico, Galileu, Da Vinci, Michelângelo, entre outros. A arte transforma-se , em relação a Idade Média. Surge a perspectiva e a expressividade.   O Renascimento e o pai da modernidade, é a sua semente. Posteriormente, falarei sobre o pensamento moderno para chegar ao pós- modernismo.
  Para pensar,
  Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...