quinta-feira, 15 de maio de 2014

PÓS - MODERNISMO, PARTE DOIS

   O período imediatamente anterior ao movimento pós - moderno é o modernismo. Ora, este período é extrema relevância para a compreensão pós - moderna. Ele surge no século XVIII, logo após o Renascimento Científico, conforme já dissemos. O modernismo teve uma profunda influência de René Descartes, filósofo francês do século XVII que propôs um método de filosofia baseada na mente pensante. A razão passou a ser muito valorizada. Penso, logo, existo. Esta é a sua máxima básica, aliás, ele já pegou de Agostinho tal assertiva. No campo científico, Isaac Newton com o estudo das leis da gravidade, de um conhecimento objetivo e preciso. O universo passa a ser visto como uma grande engrenagem, e alvo de investigação racional.
   O século XIX tem um fortalecimento do período moderno. A razão passa a ser a toda - poderosa. Kant dizia que na mente existem conceitos formais  que organiza os dados provenientes da exterioridade. O conhecimento objetivo é possível. Existe a razão prática, que é a razão moral. A razão pode ser conhecedora das leis universais. É a filosofia grega do logos sendo valorizada.
   No próximo artigo, falaremos sobre a demolição do modernismo pelo pós - modernismo. Falaremos também sobre as vantagens e desvantagens do movimento pós - moderno.
   Para pensar,
   prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...