quarta-feira, 21 de maio de 2014

O NAZIFASCISMO

   Após a I Guerra Mundial, a Alemanha assinou o tratado de Versalhes. Por ele, os alemães eram obrigados a pagar pesadas indenizações aos aliados. A Europa estava caotizada. Neste ínterim, surgiram na Alemanha e Itália duas correntes ideológicas de pensamento que foram abraçadas por grande parte da população: O NAZIFASCISMO.
  As características de tais sistema são as seguintes: a) ROMANTISMO. A guerra é tudo. É necessário o heroísmo. A entrega das emoções ao Estado. A fé no sistema. b) MILITARISMO. Investimento em armas, soldados, material bélico, etc. O tratado de Versalhes foi pisado. 10 milhões de soldados havia no exército alemão no início da segunda guerra. ARIANISMO. A pretensa superioridade da raça alemã. Era necessário a destruição de raças inferiores, segundo o pensamento nazista de Hitler. ESPAÇO VITAL. Invasão de países,aliás muito necessária para alimentar de matéria - prima as fábricas alemães. AUTORITARISMO E TOTALITARISMO. TODA AUTORIDADE AO LÍDER. HITLER na Alemanha e MUSSOLINI na ITÁLIA.
      O NAZIFASCISMO surgiu no chamado período entreguerras, ou seja, entre a primeira e segunda guerra mundial.
        Prof. José Costa.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...