quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

OS JUDEUS DE CIRO AOS ROMANOS

   No século VI d.C. os judeus estavam subjugados ao império persa. Ora, Ciro havia invadido o império babilônico e livrado o povo de Israel do cativeiro. Conhecido como um imperialista tolerante, Ciro permite que os judeus voltem à sua pátria. Cumpre-se a profecia de Isaías.
   Os anos se passaram e o império persa é subjugado diante dos gregos. A Grécia posteriormente cai diante de Alexandre o grande. Quando este soberano morre, o seu domínio irá para as mãos dos seus generais : Selêucidas e Ptolomeu. O domínio da palestina está nas mãos dos Selêucidas. Antíoco Epifânio tenta o helenismo, ocorre a revolta dos macabeus. É o século segundo a.C. os judeus tem uma liberdade de 8 décadas. No primeiro século, fica subjugado ao domínio romano. Quando Jesus nasceu a palestina é administrada por governadores romanos. Do ponto de vista interno, o Sinédrio é que comanda. Este corpo eclesiástico está interessado em manter o seu modis operandis, ligado à Roma. Temem perder o seu poder. Na década de 70 d. C. Jerusalém é destruída e o sistema de sacerdotes e sacrifícios abolido na cidade santa. Ocorre uma dispersão.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...