quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O EVANGELHO DE JOÃO

   Um dos pais da igreja, Irineu de Leão, afirmou : " João, o discípulo do Senhor, também publicou seu evangelho, quando vivia na Ásia."
   Este é um testemunho notável, pois, o quarto Evangelho é alvo de críticas infundadas acerca da sua autoria.
   Em João Cristo é apresentado como o Verbo eterno. É o infinito visitando o finito. Cristo também é apresentado como um ser humano. Ele têm sede, se cansa, chora e se condói. Acerca do Evangelho de João escreveu João Calvino: " este evangelho é a chave que abre a porta para o entendimento dos demais." No evangelho de João cristo é apresentado como o EU SOU. Expressões como eu sou o caminho, eu sou a porta, tem bastante relevância. O evangelho difere um pouco dos demais,pois, não mostra as parábolas de Jesus de forma abundante.  Ele trás, no entanto, discursos lindos que brotaram da boca do nazareno. Certo escritor disse o seguinte: " À indagação de se os discursos registrados neste escrito são palavras genuínas de Jesus, muitos responderiam que, se não o são, então alguém ainda maior do que Ele fala nessas porções extraordinárias."
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...