quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O APÓSTOLO PAULO

   Doutor dos gentios. Maior de todos os apóstolos( embora tenha dito que era o menor). Dono de uma estatura intelectual e espiritual impressionante. Homem de fé e que entendeu o evangelho como nenhum outro, até os dias atuais. Paulo é o apóstolo da graça.
    Segundo o historiador do Novo Testamento, F. F. Bruce, o estudo da vida de Paulo é bastante recompensador. Ele estudou a vida deste apóstolo e escreveu bastante sobre ele. Este apóstolo escreveu 13 cartas ( deixando a carta aos hebreus de lado). Em 10 anos fundou igrejas na Ásia, Macedônia e Galácia. Teve um  ministério atuante. De ação. Sua luta contra os judaizantes  nos legou as cartas aos gálatas e aos romanos, duas cartas de justificação pela fé irrefutáveis. Sua compreensão acerca da graça foi única no movimento cristão. A graça livre e soberana de Deus. Graça livre e desimpedida. Graça que permite a liberdade e não permite a arbitrariedade. 
   Paulo, o apóstolo da graça. Até hoje não compreendido.
   Para pensar, 
   prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...