quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A GUERRA FRIA

 Dá - se o nome de GUERRA FRIA ao conflito político - ideológico o corrido após a II Grande guerra mundial e que envolveu vários países, sendo os dois principais os E. U. A. e a U.R.S.S.
    As raízes da Guerra Fria está no término da segunda guerra. Ora, a Europa estava devastada por este conflito. Cerca de 1\4 dos edifícios franceses foram devastados. Agricultura, pecuária, ruas e casas em ruínas. O primeiro ministro Churchill, líder inglês, chegou a dizer que a Europa estava em entulhos.
   Passada a guerra, os E.U.A. estavam fortalecidos, pois, com o plano Marshal, os investimentos americanos para a reconstrução da Europa eram evidentes, assim sendo, os europeus ficaram endividados com a América do Norte.
   Duas grandes potências emergiram, ambas possuindo a bomba  atômica. Guerra Fria é guerra de nervos, de tensão permanente, de espionagens e propagandas.
  Foram quatro décadas de um conflito onde as duas superpotências não enfrentaram diretamente. Apoiaram conflitos locais. Era o tempo da bipolarização econômica e ideológica.
    Prof. José Costa.


Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...