Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 22, 2013

DR. FREUD, PSICANÁLISE E O COMPLEXO DE ÉDIPO

O complexo de Édipo é um dos pilares de teoria freudiana. Com cerca de 3 a 5 anos de idade, a criança desenvolve uma "paixão"pelo genitor oposto. No caso do menino, a mãe. No tocante a menina, o pai.   Édipo foi um personagem da mitologia grega que matou o seu pai ( Laio) e casou-se com a sua mãe( Jocasta).   Segundo Freud, a neurose tem por base este complexo. O menino descobre que tem um pênis ( falo), e este é símbolo de poder. Com a consciência da punição, ele se recalca. Eis a neurose. O medo da punição.    Na menina a inveja do pênis surge. Ela busca amor em um homem quando se torna adulta. Esta busca pelo amor verdadeiro, é a necessidade de suprir esta lacuna pela ausência do falo.     Para pensar,     Prof. José Costa.

DR.FREUD E A PSICANÁLISE

Freud, sem dúvida nenhuma, foi uma das maiores mentes da História. Ele revolucionou o pensamento ocidental, com a sua teoria do inconsciente.  Descendente de judeus, nascido na Áustria, ele era de família relativamente simples, embora não muito pobre. Seu pai era um comerciante judeu que casou-se com uma jovem 20  anos mais nova do que ele. Quando Freud nasceu, seu pai já tinha dois filhos de um casamento anterior.  Sig de ouro, era assim que era conhecido por seus familiares. De inteligência incomum, era sempre o melhor aluno da escola. Foi mimado por sua mãe ( Amália) e admirado pelos colegas de sala de aula.   Viveu na em Viena, Áustria, a maior parte da sua vida. e faleceu com mais de oitenta anos de idade. Fumava muitos charutos. Sua relação com o pai era de admiração e repulsa. O complexo de Édipo que Sigmund Freud criou tinha profundas raízes nos seus complexos parentais. Escandalizou a sociedade da sua época com ensinos sobre sexualidade infantil e conceitos de inconsciente.   …

TEOGONIA

No começo de tudo existia o caos primevo. Este caos deu origem a Gaia ( Terra). Ela deu origem a Urano (céu), casando-se com ele, surge alguns titãs, entre eles, Cronos. Ora, Urano era mal e tinha medo de ser destronado pelos seus filhos. De fato, Urano foi castrado pelo seu filho Cronos. Os seus testículos foram lançados ao mar, dando origem a Afrodite.  Começa o reinado deste titã ( Cronos). Com receio de ser destronado da mesma forma que fez com o pai, comia os seus filhos quando eles nasciam. Réia, sua esposa, ajudou Zeus a destroná- lo e obrigou-o a vomitar todos os deuses que tinham sido comidos. Houve guerra e Zeus, juntamente com os seus irmãos, vence o combate com os titãs, aprisionando-os no Tártaro, região inferior.    Na partilha do mundo, Hades fica com a região inferior, Posêidon com o mar e Zeus, do monte olimpo, governa tudo com seu raio poderoso.      Prof. José Costa.

DIVINDADES GREGAS

Colocarei o nome de alguns deuses gregos.      Zeus é Senhor dos deuses. Filho de Reia e de Cronos. Era o Senhor do Olimpo. Seu nome significa brilhante.      Hera, esposa e irmã de Zeus. Era a deusa do casamento, da família. Era conhecida como Juno em Roma.     Atena. deusa da sabedoria e da guerra. Nasceu da cabeça deZeus.      Apolo.deus da cura, da beleza, da luz. Era irmão gêmeo de Diana.       Ares. Deus da guerra, da carnificina. Os gregos não davam muita atenção para ele, pois, era um deus sanguinolento.      Aristeu. Era filho de Apolo e irmão de Orfeu. protetor dos rebanhos. Inventou a apicultura. Foi ele quem perseguiu Eurídice, esposa de Orfeu em um campo. Ela, ao fugir, foi picada por uma cobra, morrendo.         Prof. José Costa.