Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2013

DEMÓCRITO, O FILÓSOFO DO ATOMISMO

Ele foi discípulo de Leucipo, um filósofo atomista, cujas informações são escassas. Demócrito nasceu no ano de 460 a.C. e foi citado por Aristóteles em seus escritos. Curiosamente, Platão não o menciona.          Segundo este filósofo, o átomo é a base de toda existência, de toda a realidade. Tudo é átomo. O sol, a lua, as estrelas, absolutamente tudo. Ainda que negando o pensamento de Parmênides, ele se serve deste pensamento. O ser, para Demócrito, era formado de átomos, de fato, o ser é o átomo. O não - ser é o vazio. Os átomos são aglutinados e formam os corpos. Existe uma variação de aglutinação destes átomos, por isso, é que existem formas diferentes de corpos. Curiosamente, Demócrito não era ateu, ele dizia que os átomos formavam os deuses também. Ele é considerado o pai do atomismo, do materialismo, embora Leucipo seja considerado o fundador da escola atomista. Aliás, Leucipo foi o seu mestre, porém, é uma figura obscura. Restam cerca de 200 fragmentos dos escritos de Demócrito…

PARMÊNIDES, O FILÓSOFO DO SER

Ele foi elogiado por Platão como " o grande Parmênides". De fato, Parmênides foi um filósofo espetacular. Nasceu na Magna Grécia, em 515 a. C. e foi um grande pensador.    A espinha dorsal da sua filosofia era a doutrina do SER. Para compreender a realidade é necessário conceber a existência do SER. Uma de suas frases mais famosas é esta: " O SER é; o não ser não é." Outra frase é esta: existe o SER, e não é concebível a sua não existência."      Para ele, o SER é eterno e imutável. Ilimitado.   Opinião seria diferente de verdade. Sócrates vai dizer isto posteriormente, lembrando a filosofia de Parmênides. A verdade pode ser conhecida racionalmente, e os sentidos podem nos enganar.       Parmênides recebeu revelações eternas do SER.       Prof. José Costa.

PITÁGORAS

Dizem que a palavra filosofia surgiu quando Pitágoras ( 570 - 500 a.C.) foi chamado de sábio. Ele teria retrucado : " não sou sábio, apenas filósofo, ou seja, amigo da sabedoria.    Pitágoras vivia na ilha de Samos. aos 40 anos foi viver na Grécia. Fundou uma escola onde ensinava a sua filosofia. Curiosamente, nada escreveu, sabe-se do seu pensamento através dos seus discípulos. Pitágoras dizia que o número é a base de toda a existência. Todas as coisas são feitas por números. O número é uma unidade concreta, ou seja, não abstrata. A escola Pitagórica foi destruída porque foi acusada de aristocracismo.     Eis alguns ensinamentos pitagóricos : a) É proibido comer fava; b) É proibido partir o pão; c) Não é permitido comer um pão inteiro ( o que é uma contradição com a frase anterior); Não toque em um galo branco; Não comer coração; Não se olhar em um espelho perto do fogo; Não recolher o que caiu.     Pitágoras também contribuiu com a matemática e falou sobre a origem de todas as coi…