domingo, 1 de dezembro de 2013

SALMO 126

  O Salmo 126 é o Salmo da esperança. É o Salmo da reestruturação. É o Salmo da renovação. Para compreendê-lo é necessário compreender o contexto histórico. Os judeus tinham sido levados cativos pelo rei Nabucodonosor , rei da Babilônia. Após 70 anos de cativeiro, Ciro, o rei persa, permite que os judeus voltem para o seu lugar de origem. A política persa era a de tolerância em relação aos dominados, desde que pagassem os seus impostos. De repente, vem o milagre. A volta para a palestina ( que na época não possuía este nome). Ficamos como quem sonha.
      A maneira de ver a vida, a existência, faz com que possamos construir um caminho exterior de vida ou de morte. Tudo depende do nosso olhar. "A pior morte é o fim da esperança" ( Pelágio). "Não podemos acrescentar dias a nossa vida, mas, podemos acrescentar vida aos nossos dias" ( Cora Coralina). Este salmo nos ensina a enxergar de maneira diferente a existência. Restaura Senhor a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
      Tudo depende de como vemos as coisas ( Jung).
       Prof. José Costa.

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...