domingo, 29 de dezembro de 2013

O FARISEU

   A igreja cristã está repleta de fariseus, a semelhança dos tempos de Jesus, quando eles pululavam a sinagoga e o templo. Ademais, as festividades religiosas estavam cheias deles. É fácil identificá - los, visto que os Evangelhos mostram de forma abundante as suas características. Quem lê sem os olhos da religiosidade aparente entende, o problema é que a leitura, quando feita, é mutilada. É cheia de religiosidade pedrada. É partida. É fragmentada. Tem um véu na mente de alguns.
    O fariseu é arrogante. É presunçoso. É justo ao próprios olhos. Tem visão de confraria religiosa. É etnocêntrico. Julga todas as coisas conforme o seu padrão legalista de enxergar a existência. Vive uma falsa espiritualidade. Vive de fachada. De aparência. De performance. Tem o superego avolumado. É pervertido e incapaz de se enxergar. Vive de uma veste religiosa. Não quer cura. Não a entende. Ora de si para si para si mesmo. É cheio de juízo. Acerca deles disse Jesus : vós sois os que justificais a si mesmo diante dos homens. Ele compara-se aos demais homens e se acha superior. Incapaz de se enxergar, está envolto nas vestes religiosas e debaixo de juízo, pois, é cheio de jactância. faz compensações de sua maldade nos comportamentos exteriores que enganam o homem, porém, não engana a Deus.
    Pense Nisso,
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...