segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O EVANGELHO DE LUCAS

  Na ordem da Bíblia, o Evangelho de Lucas figura em terceiro lugar, ao lado de Mateus e Marcos, seguido por João.
   De fato, Lucas foi o segundo Evangelho a ser escrito, segundo o historiador inglês F.F. Bruce, um dos maiores estudiosos do Novo Testamento que o século XX conheceu.
    Lucas era médico e historiador. Um exímio historiador. Tanto o Evangelho que leva o seu nome assim como o livro de Atos do apóstolos foi escrito por ele. Ele nos diz que fez uma acura pesquisa, uma acurada investigação sobre os fatos da vida de Jesus  de Nazaré. Escreve pra Teófilo ( amigo de Deus). O excelentíssimo Teófilo. Esta figura é obscura, todavia, entende-se que Teófilo tenha sido um indivíduo da elite romana encarregado de saber detalhes sobre a existência do movimento cristão.
    Lucas bebeu de Marcos para construir o seu Evangelho. Ele aparece ao lado dele na carta de Paulo aos Colossenses. Ficou na casa de Filipe, um dos sete, que tinha sete filhas donzelas. Com certeza, bebeu de Felipe. Ademais, Lucas era antioquiano. Deve ter sido influenciado por Manaém, colaço de Herodes. Não é à toa que Lucas dá bastante ênfase a Herodes no seu Evangelho. Ademais com a prisão de Paulo na Palestina e depois em Roma, teve a oportunidade de pesquisar acerca do movimento cristão.
     Para pensar, 
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...