quarta-feira, 13 de novembro de 2013

EPICURO DE SAMOS

  Nascido em Samos, ilha grega, Epicuro morreu em Atenas, no ano de 270 d.C. Foi um dos maiores filósofos da História.
  O contexto no qual Epicuro nasceu era  um contexto de conquista, ou seja, os gregos tinham sidos conquistados pelos macedônios. A pólis deixou de ser o centro da atenções. Em alguns anos antes, na época aristotélica, o centro do pensamento grego era a PÓLIS, Aristóteles chegou a dizer que o homem é um animal político, pois, até os deuses eram concidadãos. Na época de Epicuro, chamado de período helenístico, por causa da difusão da cultura grega, a filosofia torna-se moral, ética, voltada para as virtudes.
  Epicuro pregou o hedonismo. Este é um termo que é muito mal compreendido, pois, alguns dizem que ele ensinava o desregramento, o que não é verdade.
   Para Epicuro o prazer era ATARAXIA, isto é, ausência total de preocupações. A tranquilidade da alma.  Quando dizemos que o prazer é a realização da felicidade, não estamos falando do prazer do dissoluto ou dos libertinos, disse Epicuro em um de seus escritos.
 Este filósofo também era contra as superstições dos seus contemporâneos. Podemos dizer que ele foi um antiteísta, pois, era contra os deuses criados pela imaginação humana. O com efeito é uma atitude nobre deste filósofo.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...