domingo, 20 de outubro de 2013

OS SOFISTAS

   Quem era o grupo conhecido como sofistas? eles viveram no século V a.C. e foram contemporâneos de Sócrates. O contexto no qual eles viveram era o auge da democracia ateniense. Atenas, cidade eminentemente marítima e comercial tinha por base a democracia. Limitada, é verdade, mas, era uma democracia. A democracia ateniense não abarcava todos os indivíduos. Escravos e mulheres, por exemplo, não eram cidadãos. Novas classes sociais havia emergido em Atenas, a saber, comerciantes e artesãos. A ágora era o centro da disputa política, era o lugar da discussão, do debate, da oratória. É neste contexto que surgem os sofistas.
  Eles eram professores ambulantes que iam de cidade em cidade ensinando a arte da oratória. Foram os primeiros professores remunerados da História. O nome sofista vem de sophos, sabedoria.  O termo foi deturpado, pois, os sofistas ensinavam a arte de debater e ganhar o debate, sem se importar se o que estava sendo dito era verdade ou não. Foram inimigos de Sócrates. Platão também combateu os sofistas. O ponto positivo destes professores é que valorizaram a cultura grega e a leitura.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...