sábado, 26 de outubro de 2013

O EVANGELHO DE JOÃO MARCOS

   Todo mundo sabe que Marcos é um livro bíblico, aliás, o segundo na linha lógica da Bíblia. Alguns não sabem é que ele foi o primeiro Evangelho a ser escrito.
    Marcos é pequeno, formado por 16 capítulos. Este evangelho foi escrito para uma comunidade gentílica em Roma. Ora, é fato de que neste livro não existem genealogias, aquelas listas cansativas de nomes judaicos, com a seguinte informação: fulano gerou cicrano, que gerou beltrano, etc. Ademais, Marcos é rápido, dinâmico, isto era típico do estilo romano, a práxis. Roma não estaria interessada em genealogias. Entende-se que Pedro foi uma ajuda considerável para Marcos. Este Apóstolo chega a dizer que Marcos é seu filho, um modo carinhosos de falar.
      Papias no século segundo nos diz que Marcos foi o intérprete de Pedro. É sabido também que Mateus e Lucas bebeu de Marcos. Muito do que está nestes dois Evangelhos tem por uma base comum o livro de Marcos.
      Para pensar, 
      Prof. José Costa.
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...