quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TEOGONIA

   No começo de tudo existia o caos primevo. Este caos deu origem a Gaia ( Terra). Ela deu origem a Urano (céu), casando-se com ele, surge alguns titãs, entre eles, Cronos. Ora, Urano era mal e tinha medo de ser destronado pelos seus filhos. De fato, Urano foi castrado pelo seu filho Cronos. Os seus testículos foram lançados ao mar, dando origem a Afrodite.
 Começa o reinado deste titã ( Cronos). Com receio de ser destronado da mesma forma que fez com o pai, comia os seus filhos quando eles nasciam. Réia, sua esposa, ajudou Zeus a destroná- lo e obrigou-o a vomitar todos os deuses que tinham sido comidos. Houve guerra e Zeus, juntamente com os seus irmãos, vence o combate com os titãs, aprisionando-os no Tártaro, região inferior.
   Na partilha do mundo, Hades fica com a região inferior, Posêidon com o mar e Zeus, do monte olimpo, governa tudo com seu raio poderoso.
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...