domingo, 29 de setembro de 2013

OS EVANGELHOS

 Todos nós sabemos que existem quatro Evangelhos, a saber : Mateus, Marcos Lucas e João. Eles fazem uma narrativa do ministério de Jesus, de suas palavras e ações. Ele é o Verbo encarnado e tudo o que Ele ensinou, encarnou.
   A sequência bíblica não segue a sequência histórica. O primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Lucas, Mateus em por fim, João.
   Em relação a historicidade e autenticidade dos registros, podemos fazer algumas observações.
    Em primeiro lugar devemos observar que existem cerca de 4 mil manuscritos do Novo Testamento. Alguns do quarto século, outros do terceiro século e alguns, escassos e não muito conservados, do século segundo. Foi descoberto no século vinte o PAPIRO DE JESUS, que é datado do primeiro século. Ora, alguns manuscritos de HERÓDOTO E DE TUCÍDIDES dois historiadores gregos datam do século nono, ademais, existem menos de vinte fragmentos. São tidos como verdadeiros. Ora, se manuscritos do século nono são verídicos, levando em conta que eles são separados dos seus autores cerca de 1300 anos, como não acreditar na confiabilidade do registro bíblico? É verdade que existem variações, mas, isto só faz reforçar a autenticidade, visto que estas variações são muito pequenas, menos de dez por cento. Em suma, os textos dos evangelhos são confiáveis. Eles foram reproduzidos com variações, no entanto o cerne do que está escrito é conservado.
  Pare pensar,
  Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...