sábado, 21 de setembro de 2013

O ´PENSAMENTO MÍTICO

  Durante muito tempo, vários povos usaram o mito como uma maneira de interpretar a realidade. De fato, o mito ainda é usado como meio de interpretação.
   Na Grécia antiga, antes da ascensão do pensamento filosófico, a realidade era interpretada de forma mitológica. Com o advento da filosofia, o mito enfraqueceu-se, sem contudo, perder o seu poder.
     Como podemos definir o  mito? Ele pode ser expresso como uma forma de intuição para a apreensão da realidade, portanto, o mito não mentira, nem pura fantasia. Ele carrega em si uma densa carga de verdade. Vale lembrar que a Filosofia busca racionalizar os eventos, no entanto, muito do que era dito na mitologia grega, continha um véu de verdades expostas de forma mitológica. Zeus não existe, mas, existe um Deus? Orfeu não existe, mas, existe alguém que desceu ao mundo inferior? Veja que os mitos trazem verdades que devem ser desvendadas pela mente racional.
      Para pensar,
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...