sexta-feira, 13 de setembro de 2013

JESUS E NIETZSCHE

    Nietzsche foi um filósofo alemão do século XIX. Ele propôs a morte de Deus. Para ele, a discussão acerca de Deus era inócua. Não existe a possibilidade da sua existência. Ele também faz severas críticas ao cristianismo histórico. Nietzsche propõe um niilismo onde o super - homem exista com ações. Um homem não passivo.
    Jesus era um judeu da época de Augusto e Tibério. Ambos tem semelhanças e diferenças. 
   De fato, Nietzsche propôs o absurdo. A morte de Deus. Na verdade, não existe a possibilidade da sua não existência. Jesus não só fala sobre Deus como diz "eu sou a  verdade". Ele é Deus.Acho que pequei dizendo anteriormente que existe semelhança entre Jesus e Nietzsche. Na verdade, a diferença entre ambos é infinita. Como aliás é a diferença entre Jesus e todo ser humano. Ele é o Verbo da vida. Nietzsche faz uma análise filosófica sobre o cristianismo e o chama de praga, erva daninha. Jesus faz críticas severas ao sistema religioso de sua época. Nietzsche estava certo ao fazer suas críticas, pois , o cristianismo não brincou de perseguir gente ao longo da história. O que Nietzsche não percebeu é que cristianismo é uma coisa e Evangelho é outra totalmente diferente.
       Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...