domingo, 18 de agosto de 2013

A SEXUALIDADE E O BRASIL COLÔNIA

   A partir do século XVI, com a colonização, o objetivo era a implantação de vilas, núcleos coloniais, etc. Igreja e Estado andavam juntos nesta empreitada.
    Para a igreja, era necessário o casamento para a procriação. O amor não era o mais importante. O que de fato importava era o procriar. Enchei e multiplicai a terra, era a justificativa ideológica para tal empreitada. O controle na vida dos casais era enorme. A vigilância severa. A privacidade praticamente não existia. Estado e igreja controlavam tudo, nos mínimos detalhes. Conforme disse certo pensador : " todo sexo é político". Bem, eu não diria que todo sexo é político, mas, que ele serve como meio de dominação e de controle, muitas vezes. No período colonial não era diferente. Em uma sociedade marcada pelo patriarcalismo o marido era o dono da mulher, literalmente falando. Com as bênçãos da igreja. Que desastre.
      Para pensar,
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...