domingo, 26 de maio de 2013

OS SOFISTAS

     Os gregos, no quinto século a.C. vislumbraram um grupo de filósofos conhecidos como sofistas. Do grego, sophistés, ou seja, sábios.
   Ora, os sofistas conseguiram dá uma virada radical no pensamento filosófico. Até então a reflexão filosófica ocorreu partindo do cosmos, ou seja, uma reflexão para compreender a origem de tudo, o arché. Com os sofistas, o objeto da reflexão passa a ser o ser humano. O problema do conhecimento humano.
   O contexto histórico é de muito debate político, muita argumentação. Eles destacam-se por ensinar a arte de argumentar. São considerados professores ambulantes. Sócrates, o filósofo mestre de Platão, combateu com eles. Conquanto os sofistas sejam vistos como indivíduos que ensinavam a enganar, eles influenciaram a cultura grega e a difundiram, pois, eram metecos que iam de cidade em cidade, assim difundindo a cultura. O cosmopolitismo é uma de suas características.
        Para pensar,
        Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...