sábado, 11 de maio de 2013

ANAXIMANDRO, O SEGUNDO FILÓSOFO

    Discípulo de Tales de Mileto e citado na obra de Aristóteles, A METAFÍSICA, como segundo filósofo, Anaximandro é uma figura, no mínimo, notável.
    A cidade de Mileto era um centro comercial. Isto proporcionou um terreno fértil para o desenvolvimento do pensamento filosófico. Tales e Anaximandro foram singulares porque pensaram racionalmente sobre a realidade última. Para não fazer injustiça, vale lembrar também, Anaxímenes, que veio depois.
   Anaximandro foi um pensador genial. Foi ele que dissertou sobre o arché, ou seja, a base de tudo o que existe. Para ele, o princípio de toda a realidade é o ápeiron, uma substância primigênia, não criada, eterna, fundamento último de toda a realidade. Era o ápeiron uma substância infinita, que deu base a tudo o que existe.
  Este pensamento é conhecido como monismo, pois, ao contrário do pensamento mítico anterior, diz que a realidade tem por base um único princípio.
   Anaximandro disse uma verdade eterna. Embora não soubesse explicar o que era o ápeiron, ele foi genial na sua afirmação.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...