sábado, 27 de abril de 2013

QUAL A ORIGEM DO CAFÉ?

   Uma das bebidas mais consumidas do mundo tem a sua origem na África. Especificamente na África oriental. Região onde hoje é a Etiópia.
   No século VI d.c. os etíopes já usavam a planta. Existe até uma lenda de que um pastor de cabras observou que os seus animais ficavam mais excitados quando comiam a folha do cafeeiro. Subiam e desciam as montanhas com mais rapidez. Relatos desta época indicam que os etíopes já usavam a folha da planta para fazer chá.
   A torrefação do fruto do cafeeiro ocorreu na Idade Média, especificamente no século XIV. Os árabes investiram no plantio e no comércio do café, aumentando a sua popularidade. O café passou ser causa até de divórcio. Na Turquia, uma mulher podia pedir a separação do marido, caso ele não providenciasse café para o  lar.
   No século XVIII, o café entra no Brasil pelo Estado do Pará. Ainda neste século adentra no Rio de Janeiro,e, depois, São Paulo.
   No século XIX, assume a primeira posição na pauta de exportação brasileira. Com a República do café com leite, os barões do café vinculam-se a política e os presidentes deste período, com raríssima exceção, são ligados a cafeicultura.
   Esta bebida é a segunda bebida mais apreciada do  mundo, após a água. 
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...