sábado, 16 de março de 2013

O EGITO ANTIGO

    Por volta de 7.000 mil a.c. a região do vale do Nilo começou a ser povoada por povos nômades,oriundos, possivelmente, da região do Saara. Esses povos, em busca de água e alimento, além de terras férteis, povoaram o vale do rio Nilo. Aos poucos, foram fundando comunidades agrícolas independentes, chamadas NOMOS. Estas comunidades eram governadas por nomarcas.
   Os antigos egípcios possuíam traços negroides. Escritores antigos como Heródoto, atestam tal afirmação. Ademais, pesquisas recentes, comprovam o fato de que as múmias possuem um grau de melanina considerável, conservado ao longo dos séculos.
   Menés, em 3.200 a.c. , aproximadamente, unificou as comunidades. Tornou-se o primeiro Faraó. A capital do Egito passou a ser Tínis. Vários deuses eram adorados no Egito, entre eles, Osíris e Ísis, sua esposa. Bastet é a deusa gata e 
Set o deus do mal. O crocodilo e o hipopótamo também eram venerados. Curiosamente, o boi era venerado e, não obstante, comido.
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...