sábado, 30 de março de 2013

I GUERRA MUNDIAL ( 1914 - 1918)

   Para uma maior compreensão sobre a I Guerra Mundial, é necessário estudar o contexto no qual ela foi inserida. No século XIX, reinava o imperialismo econômico, ou seja, uma política de expansão das nações europeias sobre nações africanas. Alemanha, Itália, França, Portugal, Bélgica, Reino Unido, entre outras, corriam em direção ao continente africano em busca de mercado consumidor e matéria - prima. A África surgia como um continente que servia de base para o enriquecimento das nações industrializadas.
      Em 1914, a Alemanha produzia mais ferro do que a França e a Inglaterra,surge, portanto, como uma potencial rival econômica pra estes dois países. Existia uma política de alianças. De um lado a TRÍPLICE ENTENTE, englobando Inglaterra, França e Rússia. Por outro lado, Havia a  TRÍPLICE ALIANÇA, que envolvia a Alemanha, Império Austro - Húngaro e Itália.
     A CORRIDA ARMAMENTISTA também aparece como um dos fatores da I Guerra, pois, os países estavam se armando "até os dentes". Pela primeira vez na História é usado o tanque, aviões e gases letais em uma guerra. Haja vista o gás mostarda e o gás cloro.
      A guerra ia durar por cerca de 4 anos e deixaria um saldo de 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.
            Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...