domingo, 10 de março de 2013

FLÁVIO JOSEFO E OS HEBREUS

   Flávio Josefo foi um historiador judeu que viveu no primeiro século. Nasceu em 37 d. c. e faleceu no ano de 103 d. c. É, sem dúvida, um dos maiores historiadores de todos os tempos. Escreveu de forma muito bela e profunda sobre os hebreus. Aliás, depois da Bíblia, a maior fonte da História dos hebreus é Josefo.
     Ele lutou contra os romanos na década de 60 d. c., no entanto, abandona a luta e vai morar em Roma. É considerado um oportunista pelos judeus. Debates à parte, se foi oportunista ou não, poderemos falar disto depois. O fato é que Josefo mora em Roma durante anos e dedica-se a escrever sobre a História do seu povo. Isto "para nossa alegria", rss.
     Flávio Josefo era filho de um sacerdote chamado Matatias, seu nome Flávio é romano, pois, ele recebeu a cidadania romana. A leitura de suas obras são indispensáveis para todo aquele que quer crescer no conhecimento histórico, principalmente no conhecimento judaico.
      A origem dos Hebreus é basicamente o seguinte: Sem gerou a Arfaxade, que gerou a Salá, que gerou a Éber, depois de alguns nascimentos surge Naor, Terá e Abrão, que vai se chamar Abraão. Terá muda-se para Harã, saindo da Caldeia por causa da morte de seu filho Arã. Morre em seguida e Abrão começa a sua peregrinação. Gera Isaque que gera a Jacó que gera 12 filhos...
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...