sexta-feira, 29 de março de 2013

EXISTENCIALISMO, CULPA, ANGÚSTIA DE SER E ALIENAÇÃO

     O relato bíblico da queda é mostrado no livro do Gênesis. Neste relato, o ser humano aparece como desobedecendo ao criador, e, consequentemente, expulso do paraíso. 
     A humanidade está na condição de alienação. Ela está inserida em um campo de existência caracterizado por angústia, espinhos, abrolhos, desencontros e ambiguidades. Na desobediência, houve passagem da condição de essência ( santidade), para o domínio da existência ( alienação). Foi dado o salto da irracionalidade, disse Soren Kierkegaard.
      Nesta condição é necessário o surgimento do NOVO SER, que veio na plenitude dos tempos. Este NOVO SER, é capaz de superar a alienação entre O CRIADOR E A CRIATURA. Surge o salto da fé. A morte morre e a esperança revive. Na condição de existência ambígua existe solução, pois, o NOVO SER veio morar entre nós e conceder restauração. Está superada NELE a alienação. Está consumado. O caminho foi reaberto. O NOVO SER ( O VERBO), cumpriu a lei. Está feito. É só seguir em paz.
         Para pensar, 
         Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...