terça-feira, 26 de março de 2013

DIONÍSIO, APOLO, CARNAVAL E QUARESMA

   O carnaval é de origem grega. Ele surgiu na Grécia por volta de 600 a. C. Os gregos, em um determinado período do ano, entregavam-se a esta festa, com toda espécie de orgias e bacanais. O deus grego Dionísio ( Baco ) estava ligado as festividades, pois, era o deus do vinho, das orgias, das farras gregas. Ao contrário de Dionísio, Apolo era o deus da luz, da cura, da racionalidade.
   Passando por Roma, e pela Idade Média, o carnaval chegou até nós. A igreja incorporou alguns elementos paganizados do carnaval, é por isso que após o período de Dionísio ( carnaval ), vem o período da quaresma ( Apolo), período da sobriedade.
   Foi na Idade Média, no século IV d.C. especificamente, que a quaresma surgiu. O termo quaresma significa quarenta, pois, são basicamente quarenta dias de preparação entre o carnaval ( profano) e a páscoa ( sagrado ) Baco e Apolo. 
    O nosso carnaval é mais europeizado, pois, deriva-se de Portugal, onde já havia práticas de banhos e mela - mela, por assim dizer.
     Para Pensar,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...