domingo, 10 de março de 2013

DAVI E A CAVERNA DE ADULÃO

   Continuando a sua jornada, depois de passar por Nobe,onde encontrou Doegue, a língua ferina, o jovem Davi passa por uma cidade filisteia chamada Gate. Ora, os filisteus eram inimigos de Israel e o rei de Gate, Áquis, poderia matá-lo.Espertamente , o jovem belemita fingi-se de louco, deixando escorrer a baba pela face. Áquis pede para retirá-lo da sua presença. Vale lembrar que os loucos eram considerados como possuidores de espíritos malignos, na antiguidade.
    Davi chega na caverna de Adulão. Esta cidade ficava cerca de 30 quilômetros distante de Jerusalém. Junta-se a ele uma miscelânea de pessoas: endividados, amargurados de espíritos, desertores, os párias da sociedade. Isto, com efeito, lembra a vida de Jesus, que reuniu em torno de si os excluídos do sistema. Os doentes que precisavam de médicos. Davi deixa seus pais em Moabe. Lembrando que os moabitas eram ascendentes dele. Rute era moabita. Os sacerdotes de Nobe são mortos. Abiatar escapa. Davi o acolhe. 
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...