sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA: GANDHI

   Ele nasceu na Índia, em 1869. Seu pai era um político indiano e sua mãe uma esposa dedicada ao marido. O nome verdadeiro de Gandhi era Mohandas Gandhi, ele é mais conhecido como Mahatma Gandhi, ou seja, a grande alma, este é o significado do nome Mahatma. 
   Acerca dele, o físico Albert Einstein falou o seguinte: "um homem que enfrenta a brutalidade da Inglaterra com a dignidade de um homem simples, e por isso se tornou um homem superior , futuras gerações dificilmente compreenderão que tenha vivido na terra, em carne e osso um homem como esse". Gandhi era um tipo de místico-político, ou político- místico, como queiram chamar. Certa vez, alguém perguntou a ele como conseguia se envolver em política, sendo tão honesto, e porque ele não abandonava a vida pública para viver em uma caverna, ele disse o seguinte : - trago esta caverna dentro de mim.
   Conseguiu passar pela vida de modo simples, se alimentando de modo frugal e, não obstante milhões de dinheiro passasse por suas mãos anualmente, nunca se corrompeu, de fato, morreu pobre, quando poderia ter morrido milionário. Foi um Apóstolo da não - violência. Diferente dos surtados "apóstolos" da atualidade, narcisistas. Gandhi morreu assassinado em 1948, por um nacionalista indiano. Falarei mais sobre o "grande Gandhi" nos próximos artigos, e como ele encarnou a mensagem que muitos não encarnaram.
          Para pensar, prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...