segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FREUD E A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE

             Dr. Freud nasceu em 1856, em Freiberg, cidade tcheca que na época do seu nascimento pertencia a Áustria, de fato, ao Império austríaco. É conhecido como o pai da psicanálise. Também era neurologista. Escreveu a interpretação dos sonhos, totem e tabu, entre outros livros.
       Freud revolucionou a ciência psicológica e estudou os casos de histeria e sexualidade. Chegou a dizer que a criança possuía uma sexualidade, escandalizando a sua época. Um dos fundamentos do seu pensamento está a teoria das estruturas da personalidade.
       O aparelho psíquico está divido basicamente em: a) ID. EGO E SUPEREGO.
          ID - É a mola mestra dos impulsos do indivíduo, nele estão contidos a carga pulsional, a energia psíquica sexual. É, com efeito, a base do princípio do prazer. Neles estão os recalques, é o polo da pulsão.
          EGO - É a sede da consciência. É o indivíduo consciente de si.
Está espremido, de certa forma, pelo superego e pelo id. Possui autonomia relativa.
      SUPEREGO - É o censor, o juiz, nele estão contidos as cargas morais do indivíduo. É fortalecido pelas tradições familiares, eclesiásticas, etc. Grande parte das múmias farisaicas religiosas são regidas pelo superego, ou seja, os fariseus da atual existência que propalam uma santidade ascética e de orgulho moral, principalmente nos meios "pentecostais" são regidos por superegos.
        Para pensar,
        Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...