terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AS SAUDAÇÕES DE PAULO EM ROMANOS 16.JÚNIAS ERA HOMEM OU MULHER? FEBE E OUTROS

             Na sua carta aos romanos, no capítulo 16, o Apóstolo Paulo envia saudações a vários indivíduos ( homens e mulheres), cerca de 26 pessoas. Alguns nomes são citados brevemente, outros com mais detalhes. Nesta lista, aparece algumas controvérsias que tentarei expor de modo bastante sucinto.
          O maior debate ou choques de ideias aparece com relação ao no Júnias ( versículo 7), para alguns, Júnias é um homem, para outros, é mulher. Os que defendem que Júnias é um homem dizem que no grego o termo refere-se a alguém do sexo masculino, porém, o texto é obscuro. Na verdade, a diferença básica é o acento, ou seja, se fosse colocado um acento agudo ( embora o grego não usasse acentos) seria feminino, se fosse colocado um acento circunflexo, seria masculino. O fato é que até o século X da História da igreja, o nome Júnias era interpretado como feminino, a partir desta data, porém, com a influência cada vez maior dos homens na teologia, Júnias passou a ser interpretado como homem. A maioria dos manuscritos antigos, mostram o nome como pertencendo a uma mulher, a própria irmã de um general romano, amigo de Júlio César, chamava-se Júnia. Como o nome é associado ao termo Apóstolo, a controvérsia, surgiu. Ninguém questiona, por exemplo, o nome Pérside ( versículo 12), todos entendem que é uma mulher, porém, se viesse atrelada ao nome apóstolo, a controvérsia surgiria. A meu ver, Júnias era uma mulher, pelas razões já expostas acima. No que concerne a Febe, versículo primeiro, a controvérsia surgiu porque foi chamada diaconisa, logo, os defensores da dominação do homem, vão dizer : - ela não era diaconisa no sentido oficial do termo. No entanto, se fosse Febo (rss) ninguém questionaria. Compreende?
            Para pensar, 
            Prof. José Costa.

4 comentários:

  1. O termo "apóstolo", nesse caso, teria um sentido mais amplo que o "apóstolo" usado por Jesus para escolher os 12.

    A palavra "απόστολος" (apóstolos) deriva do verbo "αποτέλλω" (apostélo), do grego, que significa enviar; ou seja, apóstolos significam enviados.

    Os 12 enviados escolhidos por Jesus foram escolhidos em Mateus 10;

    Provavelmente, Júnias e Andrônico eram os enviados especiais ("apóstolos") das igrejas. Assim como muitos outros que foram enviados às igrejas para dizer-lhes mensagens, acompanhá-las e etc.

    (Adaptado da Bíblia de Genebra)

    ResponderExcluir
  2. claro amigão, apóstolo com uma mitra e um báculo é invenção da igreja romana. Obviamente, apóstolos só foram os doze ( Paulo entre eles) judas traiu Jesus. o fato é que Júnias era uma mulher, provavelmente, e com um "dom de mensageira", por assim dizer. É isso aí. valeu. E Apóstolos não eram esses surtados dos dias atuais..

    ResponderExcluir
  3. Mulheres poderiam ser companheiros de cela naquela época? :D
    parece que ele era um homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM COLOCADO, PORÉM, COMPANHEIRO DE PRISÃO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE A MESMA CELA. UM ABRAÇO.

      Excluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...