sexta-feira, 4 de maio de 2012

                                          A    Alma

   A  alma humana é uma substância complexa, assim como é complexo o ser humano em sua totalidade, ora, ela é objeto de animado debate desde os primórdios da filosofia, Pitágoras, por exemplo, afirmava que a origem da alma deve-se ao fato de ser ela uma extensão do cérebro, ou seja, um pedacinho dele, o que obviamente nos leva ao materialismo.
    Filosofia Pitagórica à parte, eu penso que alma é uma substância imaterial que forma o Ente, ou seja, o Ser, ela é, portanto,uma parte do ser humano, parte esta não tangível, não detectável, imaterial. Em outra ocasião falaremos da sua origem, agora, no entanto , quero apenas dizer basicamente o seguinte:
   1-Ela possui demandas que só podem ser supridas em Deus;
   2-Ela absorve as impressões através dos sentidos, e, muitas vezes está cansada por causa do lixo que damos para que ela se alimente.
   3-Precisa redescobri a beleza e a suavidade de um  Pai Eterno que lhe dá descanso.

    Pense Nisso.
    Prof. José Costa.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Iluminismo, séc xvlll.

   O movimento iluminista que ocorreu na Europa , no séc. xvlll , teve suas virtudes, entre elas o fato de poder questionar as autoridades vigentes, na verdade, o abuso das Monarquias Constitucionais europeias  que eram caracterizadas pelo autoritarismo dos reis , em especial , na França.
   Este movimento, no entanto, não pode ser glorificado ,pois, ele era eurocêntrico na sua essência, ou seja, supervalorizava a cultura europeia e desvalorizava o modo de vida de outros povos. O fato é que ele era etnocêntrico e altamente preconceituoso. Isto posto, quero dizer que temos que preservar uma visão equilibrada de tal ideologia.
   Pense nisso.
   Prof. José Costa.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Falando sobre Salmos.

   Eu acho os Salmos bíblicos absolutamente fantásticos, por várias razões que tentarei abordar aqui de modo bastante simples.
   Primeiramente eles mostram a alma humana na sua essência, na sua visceralidade, aberta e sem nenhum pudor,ou seja, a interioridade dos salmistas são absolutamente exposta de modo claro, transparente, com toda verdade da alma.Isto é  fascinante porque mostram a psicologia da pessoa que o escreveu. E todos nós sabemos que quando a luz é exposta a alma é curada.
   Em segundo lugar, os Salmos relativizam o ser humano, isto é , eles nos mostram como serem ambíguos, dependentes da graça de Deus.Falam, portanto, de uma fragilidade inerente ao ser.O ente é frágil.
   E em terceiro lugar eles mostram a operação de um Deus que intervém em momentos de calamidades e angústia, um Deus que está pronto a aliviar a dor humana.
   Pense nisso.
   Prof.José Costa.
  

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...