domingo, 9 de dezembro de 2012

O PERÍODO NAPOLEÔNICO ( 1799-1815)

                Napoleão Bonaparte foi um general francês ( 1869-1821), que governou a França por dezesseis anos ( 1799-1815). Ele é, sem dúvida nenhuma, um dos líderes franceses mais famosos da História. Nasceu na ilha de Córsega, na época administrada pela França. Filho de Letícia, e casado com Josefina, foi uma figura controversa. Até hoje existem divergências de opiniões a seu respeito. Para uns ele foi o consolidador da Revolução Francesa, para outros, ele foi um líder cruel e tirano. 
           O fato é que ele vinha ganhando popularidade na França. Antes de chegar ao poder empreendeu campanhas no Egito e anexou territórios para o seu país. Em 1799 consegue o título de primeiro cônsul no Diretório francês, em 1804, torna-se Imperador.
          Napoleão Bonaparte consolidou o poder da burguesia na França, ele empreendeu um CÓDIGO DO DIREITO CIVIL, que é uma das bases do Direito Ocidental, depois do Direito Romano. Por este Código, os sindicatos não eram permitidos, nem o direito de greve. O patrão era beneficiado, em detrimento do empregado. O código possuía algumas vantagens para o cidadão, a liberdade de consciência, de trabalho, etc. O papa Pio VII, na época fez acordos com Napoleão a fim de assegurar a supremacia católica na França. Bonaparte criou o banco francês e uma nova moeda, o franco. Foi derrotado pelos ingleses e exilado na ilha de Santa Helena, em 1815.
               Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...