sábado, 10 de novembro de 2012

WESLEY E O METODISMO PARTE II

        No artigo anterior falamos um pouco sobre o evangelista wesley. Enfatizamos o fato de que ele era filho de um ministro anglicano e como ele reuniu-se a um grupo estudantes da universidade de Oxford sob a liderança do seu irmão Carlos. De fato, o movimento que surgia era uma espécie de reuniões que muitos estavam fazendo para estudar as Escrituras de modo mais aprofundado. Passaram a reunir-se em casas e possuíam uma consciência profunda da sua fé. Os seus observadores deram-lhes o nome de METODISTAS e eles aceitaram tal epíteto. Por isso é que podemos dizer que ele não fundou o movimento, mas,  foi o coração dele, ou seja, deu-lhe um novo impulso. O movimento pietista influenciou Wesley, e o metodismo nascente foi, de certa forma, uma diferenciação diante do gelo no qual se encontrava a igreja. O metodismo foi conhecido desde cedo pelo seu senso de justiça social e pela suas pregações ousadas e cheias de vida, de amor.
             Wesley ainda estava engajado na igreja anglicana, de fato, o Metodismo era uma vertente do anglicanismo, porém, as autoridades anglicanas não viam com bons olhos tal movimento, o próprio Wesley não pretendia desvincular-se oficialmente, porém, foi obrigado por causa do grande crescimento metodista e pela obrigação legal de desvincular-se. Mesmo relutando, saiu oficialmente. Suas pregações eram cheias de paixão e de alegria,  visitou a América do Norte, em especial a Geórgia, após a independência americana, voltou à Inglaterra, os princípios anglicanos nunca saíram definitivamente dele. O metodismo cresceu na América do Norte.
             Prof.José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...