quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VOLTAIRE

        Ele foi se dúvida nenhuma um dos maiores filósofos da sua época ( séc. XVIII).  Voltaire era francês. Testemunhou as guerras de religião do seu país. Aos trinta anos ele foi obrigado a se refugiar na Inglaterra, pois, havia sido preso pelo menos duas vezes pelo fato de criticar a pompa da nobreza. Em Londres ele leu avidamente as ideias de João Lock, que advogava a tolerância religiosa. Voltaire foi a própria alma do iluminismo francês e um dos ideólogos da Revolução Francesa ( 1789), ele foi a própria essência do iluminismo.
          Uma das características mais marcantes deste filósofo foi a sua crítica ao espírito fanático do seu tempo. Chegou a dizer que a intolerância, o fanatismo e o sectarismo eram a patologia da alma. Nisto estava certo. Voltaire soube entender o espírito cristão mais do que muitos que professavam o nome de Cristo. Era um voraz crítico e audacioso.
            Algumas de sua obras são: A MORTE DE CÉSAR; ÉDIPO; TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA; DICIONÁRIO FILOSÓFICO E CARTAS INGLESAS. TAMBÉM ESCREVEU QUESTÕES SOBRE ENCICLOPÉDIA.
           "Insensatos, nunca fostes capazes de render culto puro ao Deus que vos criou! monstros, que necessitais de superstição, como corvos da carniça." ( Voltaire, Dicionário Filosófico).
             Voltaire foi "o cara". Diferente do que pensam, não era ateu.
           Prof. José Costa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...