quarta-feira, 14 de novembro de 2012

REVOLUÇÃO NORTE-AMERICANA PARTE II

        Conforme foi dito no artigo passado, em 4 de julho de 1776 dá-se início a Revolução na América do Norte. De fato, o termo revolução é questionável, pois, as colônias livraram-se do controle da metrópole, porém, não houve mudanças profundas nas estruturas sociais. A escravidão, por exemplo, não foi abolida e o controle do poder político passou paras as mãos de escravistas, principalmente da parte sul. A liberdade tão prometida foi para poucos. No norte, o poder político passou para as mãos de comerciantes. A libertação dos escravos ocorrerá anos depois, de fato, em 1863, durante a guerra de secessão.
        O impacto da independência norte- americana sobre a igreja foi significativo, muitos anglicanos voltaram à Inglaterra, pois, eram partidários da coroa. O próprio Wesley defendia a volta dos líderes metodistas a Europa, vimos que os princípios do anglicanismo nunca saíram totalmente de Wesley. Surgiu a igreja episcopal americana. O metodismo foi ganhando contornos próprios, e, embora tenha sido perseguido como traidores, cresceram. Outro grupo que também teve significativo crescimento foram os batistas. A separação entre sul e norte foi acentuando-se, o que desembocou na guerra da secessão que iremos ver em outra oportunidade.
          Para pensar,
          Prof.José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...