domingo, 4 de novembro de 2012

O MOVIMENTO PURITANO E O FUNDAMENTALISMO

         A Inglaterra foi palco de um dos movimentos mais conhecidos da História: o movimento puritano. O século era o dezessete e havia um conflito entre parlamento e o rei. Leiam a História que vocês verão maiores detalhes. O puritanismo começou bem, pregava uma volta aos princípios bíblicos, uma vida mais devota, etc. todavia, caiu no fundamentalismo frio. Conforme já disse, o século XVII foi palco da frieza, da rigidez, do dogmatismo castrador e doentio, salvo alguns movimentos que veremos posteriormente, como por exemplo, os quakers e o metodismo de João Wesley ( embora ele não denominasse o seu movimento assim). Estes dois movimentos se afastaram do fundamentalismo e deram vida a igreja. Falaremos posteriormente sobre eles.
        O puritanismo pregava  que o governo de um único homem era tirania e acabou se tornando parte desta tirania quando decapitaram o rei, Carlos I, e impôs uma ditadura pessoal na figura de Oliver Cromwell 1649/1658. Este restringiu o teatro e não concebeu liberdade religiosa ao catolicismo e nem ao anglicanismo. Na América do Norte o puritanismo pregou o DESTINO MANIFESTO, ou seja, a marcha para o oeste, isto significava índios dizimados e expropriados das sua terras. Milhões foram perseguidos. Além disso, poucos sabem, mas, enquanto acontecia a assembleia de Westminster, muitos, em nome desta assembleia, forma perseguidos e encarcerados, pelo fato de serem arminianos. É verdade que houve muitos puritanos não gelados nem fundamentalistas e que eram verdadeiras luzes, porém a nata do movimento gelou e engessou-se. Infelizmente.
     Sem parcialidades e com muita verdade histórica, sem denominacionalismos, quem lê, entenda, prof. José Costa.
            Para pensar.
        

4 comentários:

  1. Professor, o senhor é arminiano ou calvinista?

    ResponderExcluir
  2. nem um nem outro. nem calvino era calvinista nem arminio era arminiano. aliás arminio era calvinista.kkk. o calvinismo surgiu no seculo dezessete como interpretação dos seus ensinos, as vezes equivocada. creio que o homem é síntese de liberdade e necessidade. creio que há verdades em ambos. a liberdade humana sendo mau usada e Deus incluindo esta liberdade estas decisões nos seus planos. quando alguém se trona calvinista e arminiano torna-se faccioso e ideologicamente com freios de cavalos. o ideal é ser discípulo de cristo. todos os ismos são fechados em si. até o cristianismo. se é que me entendes.

    ResponderExcluir
  3. vai lendo so meus artigos e vê como sou imparcial.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...