sábado, 24 de novembro de 2012

O FUNDAMENTALISMO EM UMA VISÃO CRÍTICA. PARTE II

       O filósofo Hegel, no século dezenove, falou que a possibilidade de pensar é a "razão". Nisto ele estava certo e contribuiu significativamente para a História da Filosofia e da Teologia. Após Hegel a Teologia não foi mais a mesma, nem a História, nem a Filosofia. Falaremos de Hegel em outra ocasião.
     Disse isto porque todo fundamentalista devia aprender com ele.O espírito fundamentalista não permite a possibilidade do encontro, ele quer fazer de sua maneira de pensar uma lei geral. É anacrônico. Hypátia, a filósofa, morreu por causa do fundamentalismo frio dos cristãos de Alexandria, no quarto século ( ver meu artigo sobre ela). Foi o fundamentalismo que levou um líder protestante da atualidade nos E.U.A. a interpretar o furacão Sandy como sendo castigo de Deus pelo fato de Obama ser flexível em ralação aos homossexuais. Isso é que é fundamentalismo declarado, letrismo puro. A letra mata.
        Acerca do fundamentalismo diz o teólogo Paul Tillich, um dos maiores teólogos do século vinte : " Os fundamentalistas confundem a verdade eterna com a expressão temporal desta verdade."
         Para problematizar,
         Prof. José Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...