sexta-feira, 9 de novembro de 2012

JOÃO WESLEY E OS METODISTAS

       Ainda estamos falando dos séculos XVII e XVIII, já observaram isto, com toda certeza. Nos artigos anteriores vimos que  boa parte do século XVII foi marcada pelo espírito gelado e engessado do puritanismo inglês, que se transformaram em moralistas. O calvinismo também virou um sistema frio, a tal ponto de muitos calvinistas perseguirem arminianos ao estilo católico medieval. Descartes com o seu racionalismo, o deísmo inglês, etc.
      Diante deste quadro os quakers, na América do Norte toleravam os índios e viviam pacificamente com eles, plantando o seu trigo, a sua aveia. Neste contexto surgiram os movimentos pietistas e moravianos que tiveram grande impacto na vida de John Wesley. E o que vamos ver.
      Wesley era filho de Suzana e de Samuel, um ministro anglicano que inculcou nele os princípios morais do anglicanismo. Quando tinha cinco anos de idade ele foi salvo de um incêndio e sua mãe passou a chamá-lo de um " tição tirado do fogo".  Ele nasceu em 1703, na Inglaterra e desde cedo destacou-se pelas leituras que fazia, principalmente obras de devoção. Em Oxford, passou a ensinar grego e filosofia, nesta época entrou em contato com um grupo de estudantes que passavam a tarde estudando as Escrituras, sob a liderança do seu irmão Carlos. Este contato iria mudar a sua vida profundamente, como veremos no próximo artigo.
       Prof.José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...