terça-feira, 27 de novembro de 2012

ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA

  A França do século XVIII ainda era absolutamente feudal, enquanto a Inglaterra estava voltada à industrialização, o país francês encontrava-se no absolutismo monárquico, com um rei envolvido em dívidas de guerra e gastando mais do que arrecadava. Ademais, o clero e a nobreza encontrava-se de modo absolutamente parasitário e sem pagar impostos. A burguesia, nome genérico que indicava os grandes comerciantes, pequenos comerciantes, artesãos, agricultores e o resto do povo, estava sufocada pela cobrança excessiva de impostos e pela falta de tato dos governantes.
    A crise climática também contribuiu para a Revolução, pois, com secas que vieram, as colheitas foram profundamente afetadas, gerando perdas da produção agrícola e, consequentemente, aumento dos alimentos, além da escassez.As ideias dos iluministas também contribuíram significativamente para a Revolução Francesa ( que teve um caráter burguês, conforme veremos), pois, o iluminismo pregava contra a tirania dos reis e do Antigo regime. Voltaire, Rousseau, John Lock, entre outros, eram considerados verdadeiros heróis e foram, sem dúvida, os ideólogos da Revolução Francesa.
     Para pensar,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...