terça-feira, 13 de novembro de 2012

A REVOLUÇÃO NORTE-AMERICANA, 1776

    A América do Norte foi colonizada a partir do século dezessete por imigrantes oriundos principalmente da Inglaterra, embora grupos de franceses também saíram de seu país a fim de aventurar-se no "novo mundo". Ora, no século XVII o país inglês estava envolvido em guerras civis, haja vista a Revolução Puritana, a qual já nos referimos em artigos anteriores e muitos, em busca de novas oportunidades e fugindo das guerras civis, migraram para América.
    A princípio, foram fundadas 13 colônias, que viviam com relativa autonomia diante da sua metrópole. A Inglaterra pouca atenção deu as suas colônias, pois, estava envolvida em suas próprias contradições internas. Passando-se o tempo, chegando o século XVIII, surge a Revolução Industrial, pretendo falar deste assunto posteriormente, e a Metrópole foca a sua atenção nas suas terras ultramarinas. O objetivo principal desta nova atenção dada aos colonos era despejar seus produtos industrializados na América.
   Começa o controle. Vários regimentos são enviados à costa americana e a fiscalização aumenta por demais. Além disso, são tomadas medidas para aumentar os impostos, entre elas, a obrigação de compras de selos à metrópole para autenticar toda circulação de literatura colonial. Até baralhos tinham que ser autenticados. Diante deste quadro, os colonos revoltam-se, e, em 4 de julho de 1776, começa a Revolução Norte-Americana, diante deste quadro veremos como houve significativas mudanças na eclésia colonial.
       Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...