sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A GUERRA DOS TRINTA ANOS. LIGA CATÓLICA UNIÃO EVANGÉLICA E FUNDAMENTALISMO DE AMBOS OS LADOS

        Ela foi uma das guerras mais devastadoras da Europa, envolveu países como a Alemanha, Suécia, França, entre outros. O palco de conflitos foi o Sacro Império Germânico ( atual Alemanha).
               O século era o XVII. Conforme foi dito, no século anterior  ocorreu a reforma Protestante ( ver os artigos anteriores sobre tal assunto). O tempo da guerra vai de 1618 à 1648. Ora, a base de tudo, além de causas econômicas, foi o FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO de ambos os grupos. De um lado, a LIGA CATÓLICA, de outro lado a UNIÃO EVANGÉLICA.O conflito começou quando um grupo de protestantes espancaram uns monges católicos, em meio a uma procissão. O Imperador alemão, do partido católico, se opôs aos príncipes protestantes. Começam "as lapadas". A Suécia acudiu os protestantes e o seu rei Gustavo Adolfo é conhecido na História como um rei tolerante, pelo menos o que menos pregava o fundamentalismo, Queria, de fato, o fim do conflito e o entendimento de ambos os lados.
                 Todo fundamentalismo é uma desgraça, seja religioso ou científico. Seja político ou de outra natureza. O fundamentalista não acredita na possibilidade de mudança, a coisa é por que é segundo os seus princípios fixos. Ele não admite a conversa o diálogo. Toda a verdade deve ser resumida segundo a sua mentalidade engessada.
                 A guerra dos trinta anos ocorreu devido a intolerância e a tirania, de um lado, pregava-se um Deus católico, de outro lado, um Deus evangélico. E Deus não é nem uma dessas coisas ele é livre. A questão é ter consciência da relatividade humana e deixar toda presunção e juízo de lado. Todo orgulho moral. Todo fundamentalismo. E viver em paz, sem julgamentos. Porém com consciência crítica e aberto a possibilidade de rever conceitos engessados e frios em si. Após a Reforma o século dezessete caiu em um fundamentalismo que Lutero, com todos os seus erros, não pregou.  Para pensar. 
              Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...