quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A CONFUSÃO RELIGIOSA NA AMÉRICA DO NORTE, SÉCULOS XV III E XIX

        Os E.U.A. após a sua independência foi alvo do surgimento de várias tendências religiosas que formaram um verdadeiro caleidoscópio religioso.É o que veremos de forma sucinta.
        No princípio do século XIX surgiram os adventistas do sétimo dia, cujo fundador foi WILLIAM MILLER. Ele chegou a conclusão, com base no livro de Daniel e outras partes das escrituras, que a volta de Jesus ocorreria em 1843. Outro nome importante foi Ellen White, que deu um impulso maior ao movimento, principalmente depois do descrédito de Willian após o ano de 1843. A guarda do sábado é o seu principal fundamento. Quanto a esta questão, tenho um artigo já escrito. 
      Outro movimento foi os das "testemunhas de Jeová". Este movimento foi uma expressão do espírito norte-americano que permeava o século dezenove. Ora, este espírito era o espírito de protesto contra o governo, contra as tendências religiosas. Charles Taze Russel foi o seu fundador.Segundo ele as igrejas eram instrumentos do diabo, o governo também. A segunda vinda de Jesus daria-se em 1872 e o fim de tudo em 1914.
         Os mórmons também surgiram neste período. Seu fundador foi Joseph Smith. Segundo ele, um anjo chamado Moroni teria aparecido e mostrado-lhe um local onde havia duas placas de ouro enterradas, ele decifrou as mensagens das placas e surgiu o livro do Mórmons.Posteriormente, Moroni reclamou as placas para si. Aos poucos foram crescendo e expandindo-se para várias partes do planeta. A poligamia pregada a princípio foi sendo deixada de com o tempo. Estes são alguns exemplos da confusão religiosa na parte norte da América. Posteriormente iremos falar sobre o fundamentalismo "a heresia que deu certo".
           Para pensar, Prof. José costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...