quinta-feira, 18 de outubro de 2012

VOZES DA REFORMA ANTES DA REFORMA

            Durante a Idade Média, diante dos desmandos da igreja, em meio a toda sorte de luxo e pompa dos eclesiásticos. Em meio a um mar de tirania e perseguições, mortes, paganismos,  e tantos outros meios de intimidação de que já falamos, houve vozes discordantes.
             No século XIV, surgiram vozes como o inglês João Wycliff, com sua doutrina do senhorio, que afirmava categoricamente o fato de que todo bispo deveria servir e não ser servido. Argumentava também o fato de que o luxo e a pompa havia tomado a mente dos prelados. Ainda no século XIV, João Huss, na Boêmia enfatizou as mesmas verdades. Foi morto pela "santa inquisição" que de santa não tinha nada. Esta instituição, conforme vimos, foi criada por Inocêncio III, que de inocente não tinha nada. Ele viveu no século XIII, o auge do papado.
          Outro ator importante neste contexto de contestação foi Jerônimo Savonarola, prelado italiano que bradou em Florença contra os abusos desmedidos da igreja. Foi morto pela inquisição.
            Ao chegar o século dezesseis explode um acontecimento que vai mudar o curso da História e vai de encontro a todo sistema de penitência e de obras meritórias criados pelo paganismo romano nos séculos imediatamente anteriores. É o que vamos ver depois. 
                Para pensar, prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...